7up7down

Capa do Álbum: 7up7down
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
7up7down
Ícone seta para a esquerdaVeja todas as Notícias.

Aniversário Bruce Springsteen: cantor americano completa 73 anos

Com uma história marcada por inúmeros hits e muito talento, o artista comemora seu aniversário

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: Bruce Springsteen para photoshoot.
Imagem/Divulgação: Bruce Springsteen para photoshoot.

Publicada em  

Hoje, dia 23 de setembro, o mundo da música termina a semana de uma forma mais do que especial, pois o cantor americano Bruce Springsteen completa 73 anos. O artista é um dos maiores nomes de sua geração e do Rock. Além disso, Bruce faz parte da nossa programação há anos e certamente é um dos cantores mais pedidos pelos ouvintes.

bruce em show
Toque para aumentar


Assim, não poderíamos deixar de relembrar essa data em uma breve homenagem ao contar a história do americano.

História

Bruce Frederick Joseph Springsteen nasceu em Long Branch, na cidade de Nova Jérsei, em 23 de setembro de 1949. Grande parte de sua infância e juventude foram em Freehold Borough, também no estado de Nova Jérsei.

O pai de Bruce, Douglas, era de origem holandesa e irlandesa, e, entre diversos empregos, trabalhava como motorista de ônibus. Já a mãe dele, Adele Ann, tinha ascendência italiana e trabalhava como secretária.

bruce em fundo bandeira eua
Toque para aumentar

Seu início na carreira artística foi impactado pelas bandas que estouraram quando ele estava na adolescência. Tudo começou quando ele fez um teste para o caçador de talentos John Hammond, que rapidamente notou o talento do jovem Bruce e não pensou duas vezes ao contratá-lo com a Columbia Records.

Seus dois primeiros álbuns foram, respectivamente, “Greetings from Asbury Park, N.J.” e “The Wild, the Innocent & the Street Shuffle”. Ambos foram lançados em 1973 e são resultados de influências de diversos ritmos, como o folk rock, soul e rhythm-and-blues.

Carreira

Numa época em que a disco, o glam-rock, o heavy-metal e a ópera rock promoviam o escapismo num mundo de fantasia, Bruce Springsteen investia numa imagem de autenticidade e comportamento comum, cantando sobre tensões no trabalho, atribulações financeiras, problemas amorosos e alienação.

"Você sabe o que é rock'n'roll?", ele perguntou em 1978, "Sou eu e minha banda tocando hoje à noite para o público e amadurecendo com esse público". Uma postura que o transformou no músico branco mais bem-sucedido desde Elvis Presley, seu ídolo maior.

Ele comprou sua primeira guitarra depois de ver uma apresentação de Elvis na tevê, tinha 15 anos quando iniciou uma sucessão de bandas colegiais em Freehold, cidadezinha ao sul de Nova Jersey. The Rogues, The Castiles, Earth, Child, Steel Mill, Dr. Zoom and the Sonic Boom.

Então trocou Freehold pelo circuito do Greenwich Village, a famosa zona boêmia de Nova York, onde passou a tocar regularmente com a The Bruce Springsteen Band, em meados dos anos 60.

O empresário Mike Appel teve um papel fundamental em sua carreira, ele conseguiu uma audição com o bluesman John Hammond, o produtor-executivo da Columbia Records, que acenou-lhe com um contrato depois de ouvir as canções que entraram no álbum de estréia Greetings From Asbury Park (1973).

O disco não foi um sucesso comercial mas chamou a atenção da crítica, que atribuiu à sua criação autoral um valor comparável ao de Bob Dylan. The Wild, The Innocent & The E-Street Shuffle, lançado no mesmo ano, também recebeu críticas favoráveis sem o retorno ansiado pela gravadora, que resolveu apostar na sensação de sua performance ao vivo.

Dizem que Springsteen escreveu mais de 70 canções até ficar satisfeito com o material que elevou sua carreira à estratosfera. Em Born in the USA (1984), ele definiu a América dos anos 80 e sua própria imagem, explicitando a visão cosmopolita que preza os Direitos Humanos, as causas ambientalistas e lamenta as guerras inglórias. Ainda assim, houve quem usasse a faixa-título para fazer politicagem, como o ex-presidente Ronald Reagan, que citou a letra da canção em seus discursos de campanha.

Born in the USA vendeu 15 milhões de cópias, marca que nenhum outro artista da Columbia conseguiu alcançar. A canção 'Dancing in the Dark' deu a ele um Grammy de melhor cantor e seis outras - mais da metade do álbum - chegaram ao Top Ten entre 1984-85. Até a capa se tornou uma referência.

Não poderíamos fazer essa homenagem sem pensar na canção “Streets of Philadelphia”. a canção entrou no Top Ten de 1994 e recebeu quatro prêmios Grammy, um Oscar e o 68º lugar na sétima lista compilada pelo Instituto Americano de Cinema (AFI), que selecionou as 100 melhores trilhas entre 400 indicações.

A canção tocou tanto que empurrou o Greatest Hits (1995) para o 1º lugar em vendagem e Bruce fechou o ano com The Ghost of Tom Joad, álbum basicamente acústico que soa como uma continuação mais melancólica de Nebraska. Depois disso passou um tempo considerável sem gravar, mas produziu material novo para os fãs.

Com canções e projetos incríveis, o artista desenhou uma carreira memorável no mundo da música. Ele é um dos maiores nomes do rock e marcou gerações com sua voz.

Projetos e conquistas

Ele é um dos artistas mais premiados por sua carreira. Na sua conta ele possui:

20 Grammys;

4 American Music Awards;

1 Oscar.


Ele foi um dos artistas que colaborou na música "We Are the World", uma parceria de 45 cantores que tinha o objetivo de arrecadar fundos para combater a fome na África. A canção foi escrita por Michael Jackson e Lionel Richie. Os 45 artistas criaram por fim o grupo USA for Africa.


Também leia: Playlist 7up7down: As 10 Melhores Músicas Do Bryan Adams


Curiosidades

  • O álbum “Born to Run” de Springsteen, lançado em 1975, está na 19a posição na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos de acordo com o ranking da revista Rolling Stone.
  • Sabe a moça que aparece dançando com Bruce no clipe da música “Dancing in the Dark”? Ele é ninguém menos que a atriz Courtney Cox, que anos depois ganhou fama ao dar vida a personagem Mônica no seriado Friends.

  • Os shows de Springsteen costumam durar de 2h30 a 3h.
  • Springsteen consegue manter a sua forma e performances no palco. Ele segue uma dieta vegetariana e faz exercícios frequentemente.

Maiores sucessos em nossa programação

Nós da 7up7down, desejamos muitas felicidades ao cantor e que essa data lhe traga ótimas memórias. Pensando nisso, separamos alguns dos maiores hits do cantor em nossa programação para aproveitarmos essa data.

Confira:

Além disso, temos uma Playlist com 10 dos maiores sucessos do artista. Para saber mais de cada uma dessas canções e também escutá-las, cliqueaquie aproveite!


Leia:Dreams: Conheça Mais Sobre A Canção Do Fleetwood Mac


Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. aniversario bruce springsteen …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.

7up7down Mapa do site