app.lw8123

Capa do Álbum: app.lw8123
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
app.lw8123
Ícone seta para a esquerdaVeja todas as Notícias.

Houthis prometem manter ataques no Mar Vermelho após ofensiva liderada pelos EUA

Placeholder - loading - Embarcação em direção ao Mar Vermelho 17/3/2018 REUTERS/Amr Abdallah Dalsh
Embarcação em direção ao Mar Vermelho 17/3/2018 REUTERS/Amr Abdallah Dalsh

Publicada em  

Por Aziz El Yaakoubi

RIAD (Reuters) - O negociador-chefe dos houthis, do Iêmen, disse nesta segunda-feira que a posição do grupo não mudou desde os ataques aéreos liderados pelos Estados Unidos contra suas posições e alertou que os ataques a navios com destino a Israel continuarão.

Na semana passada, aviões de guerra, navios e submarinos dos EUA e do Reino Unido lançaram dezenas de ataques aéreos no Iêmen em retaliação aos ataques dos houthis contra navios no Mar Vermelho, os quais o movimento alinhado ao Irã considerou uma resposta à ofensiva de Israel em Gaza.

'Os ataques para deter os navios israelenses ou aqueles que se dirigem aos portos da Palestina ocupada continuarão', disse Mohammed Abdulsalam à Reuters.

Ele afirmou que o grupo ainda estava exigindo o fim da guerra em Gaza e a entrega de ajuda humanitária ao norte e ao sul da Faixa de Gaza.

'Não queremos uma escalada nos mares Vermelho e Arábico', disse Abdulsalam. Foram os Estados Unidos e o Reino Unido que estavam militarizando o Mar Vermelho com seus navios de guerra, acrescentou.

'Nossa comunicação ...continua a esclarecer nossa posição e a confirmar que todos os navios comerciais nos mares Vermelho e Arábico estão seguros, com exceção dos navios israelenses ou daqueles que se dirigem a Israel, apenas e tão somente', disse ele.

Israel tem negado regularmente ter vínculos com embarcações que foram atacadas no Mar Vermelho, e várias linhas de navegação internacionais interromperam as entregas ou mudaram para rotas mais longas e mais caras.

'Nossa posição vem de princípios religiosos, morais e humanitários ... bem como em resposta aos apelos do povo da Palestina ... para apoiar os oprimidos na Faixa de Gaza', afirmou Abdulsalam.

O movimento houthi controla grande parte do Iêmen após quase uma década de guerra contra uma coalizão apoiada pelos EUA e liderada pela Arábia Saudita.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. houthis prometem manter …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.

app.lw8123 Mapa do site