apostaganhabr

Capa do Álbum: apostaganhabr
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
apostaganhabr
Ícone seta para a esquerdaVeja todas as Notícias.

Uganda acusa Ocidente de chantagem em resposta à lei anti-LGBTQ

Placeholder - loading - Parlamento celebra aprovação da lei anti-LGBT em Kampala, Uganda 2/5/2023 REUTERS/Abubaker Lubowa/Arquivo
Parlamento celebra aprovação da lei anti-LGBT em Kampala, Uganda 2/5/2023 REUTERS/Abubaker Lubowa/Arquivo

Publicada em  

Por Emma Farge

KAMPALA (Reuters) - Uganda condenou nesta terça-feira a resposta ocidental à nova legislação anti-LGBTQ do país da África Oriental, considerada uma das mais duras do mundo, e disse que as ameaças de sanções por parte dos doadores equivalem a 'chantagem'.

A lei assinada pelo presidente de Uganda, Yoweri Museveni, prevê a pena de morte para 'homossexualidade agravada', um delito que inclui a transmissão do HIV por meio de relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo.

Sua promulgação, anunciada na segunda-feira, atraiu reprimendas imediatas dos governos ocidentais e põe em risco alguns dos bilhões de dólares em ajuda externa que o país recebe a cada ano.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ameaçou cortes de ajuda e outras sanções, enquanto o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse que o governo considerará restrições de visto contra autoridades de Uganda.

O chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, disse que a lei afetará os laços de Uganda com parceiros internacionais.

Nos primeiros comentários detalhados do governo de Uganda desde que Museveni assinou a lei, o ministro da Informação, Chris Baryomunsi, rejeitou a condenação.

'Não consideramos a homossexualidade um direito constitucional. É apenas um desvio sexual que, como ugandenses e africanos, não promovemos', disse ele à Reuters.

'Embora apreciemos o apoio que recebemos dos parceiros, eles precisam ser lembrados de que somos um país soberano e que não legislamos para o mundo ocidental. Legislamos para nosso próprio povo aqui em Uganda. Portanto, esse tipo de chantagem não é aceitável.'

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. uganda acusa ocidente de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.

apostaganhabr Mapa do site