22bet

Capa do Álbum: 22bet
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
22bet
Ícone seta para a esquerdaVeja todas as Notícias.

Xi manda condolências a Biden pela morte de Kissinger

Placeholder - loading - Ex-secretário de Estado dos EUA, Henry Kissinger, e presidente da China, Xi Jinping, durante encontro em Pequim 08/11/2018 REUTERS/Thomas Peter
Ex-secretário de Estado dos EUA, Henry Kissinger, e presidente da China, Xi Jinping, durante encontro em Pequim 08/11/2018 REUTERS/Thomas Peter

Publicada em  

PEQUIM (Reuters) - O presidente da China, Xi Jinping, e autoridades chinesas enviaram mensagens de condolências ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e outros após a morte do veterano diplomata norte-americano Henry Kissinger, informou o Ministério das Relações Exteriores da China nesta quinta-feira.

Kissinger, que visitou a China mais de 100 vezes e se reuniu pela última vez com Xi durante uma viagem surpresa a Pequim em julho, morreu na quarta-feira aos 100 anos, provocando luto generalizado entre os chineses nas redes sociais.

'O Dr. Kissinger era um bom e velho amigo do povo chinês. Ele é um pioneiro e construtor das relações sino-americanas', disse o porta-voz do ministério, Wang Wenbin, em uma coletiva de imprensa regular.

Kissinger fez contribuições 'históricas' para a normalização das relações entre a China e os EUA, e o povo chinês se lembrará dele por sua 'devoção sincera e importante contribuição', acrescentou Wang.

O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, e o ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, também enviaram mensagens de condolências à família de Kissinger e ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, respectivamente, disse Wang na coletiva.

Kissinger acreditava que as relações entre a China e os EUA são vitais para a paz e a prosperidade dos dois países e do mundo em geral, disse Wang Wenbin.

'A China e os EUA devem levar adiante a visão estratégica, a coragem política e a sabedoria diplomática de Kissinger... e promover o desenvolvimento sólido, estável e sustentável das relações', disse ele.

Kissinger, que atuou como secretário de Estado e conselheiro de segurança nacional nos governos de Richard Nixon e Gerald Ford, visitou Pequim pela primeira vez em 1971, abrindo caminho para a abertura diplomática entre os dois países.

Sua morte foi amplamente lamentada pela mídia estatal chinesa e pelos usuários das redes sociais.

(Por Liz Lee, Ethan Wang e Nicoco Chan)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. xi manda condolencias a biden …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.

22bet Mapa do site