lottoland

Capa do Álbum: lottoland
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
lottoland
Ícone seta para a esquerdaVeja todas as Notícias.

Xi pede que enviados chineses criem 'exército diplomático de ferro'

Placeholder - loading - Presidente da China Xi Jinping em San Francisco 15/11/2023 REUTERS/Carlos Barria
Presidente da China Xi Jinping em San Francisco 15/11/2023 REUTERS/Carlos Barria

Publicada em  

Por Laurie Chen

PEQUIM (Reuters) - O presidente chinês, Xi Jinping, pediu nesta sexta-feira que os embaixadores chineses criem um 'exército diplomático de ferro' leal ao Partido Comunista, retomando a retórica do 'lobo guerreiro' propagada por alguns diplomatas como um sinal da política externa cada vez mais assertiva da China.

'Atreva-se a ser bom na luta e a se tornar defensor do interesse nacional. É necessário (...) salvaguardar resolutamente os interesses da soberania nacional, da segurança e do desenvolvimento com uma postura de prontidão e uma vontade firme de desafiar as potências fortes', disse Xi aos enviados chineses ao exterior reunidos em Pequim, informou a emissora estatal CCTV.

Suas falas remetem a um estilo de retórica mais impetuoso e conflituoso adotado pelos diplomatas chineses desde 2020, que foi menos proeminente este ano, quando a China buscou atrair investimentos estrangeiros para sua economia debilitada.

Os laços com os Estados Unidos se descongelaram brevemente depois que Xi se encontrou com o presidente dos EUA, Joe Biden, em novembro, mas a China também está atualmente envolvida em disputas diplomáticas com as Filipinas sobre um recife contestado no Mar da China Meridional, bem como com o Japão sobre o descarte de águas residuais contaminadas procedente do reator nuclear de Fukushima destruído.

Xi também pediu aos enviados que aderissem à disciplina do Partido, repetindo a palavra 'rigoroso' sete vezes em um discurso anual após a Conferência Central de Trabalho de Relações Exteriores, uma reunião secreta de planejamento de política externa de alto nível do Partido Comunista que ocorre a cada cinco anos, concluída na quinta-feira.

'É necessário colocar regras e disciplina na frente, disciplinar-se rigorosamente, assumir responsabilidade rigorosa... e criar um exército diplomático de ferro que seja leal ao Partido... ouse e seja bom na luta, e observe disciplina rigorosa', disse Xi durante a conferência dos enviados no Grande Salão do Povo de Pequim.

Xi também enfatizou a necessidade de a China aumentar sua influência internacional para combater o que ele acredita serem as tentativas do Ocidente de conter e suprimir a China.

'Devemos fazer amizades amplas e profundas, e a luta para conquistar o coração das pessoas não deve ser realizada apenas nos templos, mas profundamente entre as massas. Devemos usar o idioma e os métodos estrangeiros para contar bem a história da China', disse Xi, repetindo um discurso de junho de 2021 no qual ele pediu às autoridades que criassem uma imagem 'confiável, amável e respeitável' da China.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. xi pede que enviados chineses …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.

lottoland Mapa do site